29 de março de 2024, 05:39 Busca no site:
 
 
 





Voltar
CIRURGIA GUIADA (Planejamento Virtual)
Amilcar Fernandes Neto
 

As imagens aqui apresentadas foram obtidas  de tomografia digital, e são ilustrativas de uma maxila  com  limitações significativas em espessura óssea. São imagens virtuais de diversos ângulos e também da guia multifuncional* sobreposta, com avaliação das projeções nas zonas de eleição para perfuração, coincidentes com a direção do osso alveolar subjacente. Nesta fase é possível selecionar o comprimento e o diâmetro ideal dos implantes em relação à área destinada.

 

 

Vista oclusal da guia sobreposta, mostrando a transposição virtual das projeções sugestivas para posicionamento dos anéis da futura guia virtual.

Vista oclusal da maxila, mostrando as direções sugestivas para posicionamento dos anéis da futura guia virtual.

Vista frontal da maxila, mostrando as direções sugestivas para posicionamento dos anéis da futura guia virtual.

Vista frontal da guia sobreposta, mostrando a transposição virtual das projeções sugestivas para posicionamento dos anéis da futura guia virtual.

Vista mésio lateral esquerda da guia sobreposta, mostrando a transposição virtual das projeções sugestivas para posicionamento dos anéis da futura guia virtual.
Vista mésio lateral esquerda da maxila, mostrando as direções sugestivas para posicionamento dos anéis da futura guia virtual.
Vista mésio lateral esquerda da guia sobreposta, mostrando a transposição virtual das projeções sugestivas para posicionamento dos anéis da futura guia virtual.

Vista lateral esquerda da guia sobreposta, mostrando a transposição virtual das projeções sugestivas para posicionamento dos anéis da futura guia virtual.

Vista posterior da maxila, mostrando as direções sugestivas para posicionamento dos anéis da futura guia virtual.

Vista superior do assoalho dos seios maxilares e fossas nasais, refletindo da tangência da extremidade virtual superior dos implantes selecionados (pontos em lilás).

 

 

Esta técnica é ideal para pacientes com estrutura óssea abundante em altura e/ou espessura, quando se almeja realizar os passos cirúrgicos minimamente invasivos para instalação dos implantes. Com esse "estudo" prévio, é possível confeccionar-se, por meio de uma impressora 3D, uma guia cirúrgica de grande precisão.

*guia multifuncional - Réplica em acrílico de uma "dentadura artificial", tendo como principais objetivos:

1) Estudo do caso.
2) Projeto do volume e dimensões da prótese permanente.
3) Previsibilidade estética em tecidos moles (lábios e bochechas).
4) Estabelecimento da altura final e das próteses (dimensão vertical).
5) Guia estética para confecção de provisórios.
6) Guia de transferência da posição dos implantes ou de seus componentes para o modelo de trabalho em gesso.