16 de abril de 2024, 20:44 Busca no site:
 
 
 





Voltar
Podemos instalar protéses logo após a cirurgia de instalação de implantes?
Dr. Amilcar Fernandes da Silva Neto
 

A reabilitação através dos implantes osseointegrados é uma filosofia de tratamento com alto índice de sucesso, tendo recebido acompanhamento científico há mais de 30 anos. Desde a primeira publicação, em 1.969, houve uma evolução muito grande na Implantodontia, elevando as estatísticas de sucesso a níveis superiores a 90 % nesses tratamentos. Mais recentemente, essa previsibilidade levou ao desenvolvimento de técnicas, cujo objetivo se traduz em simplificar os procedimentos, diminuindo o período de cicatrização, reduzindo custos e finalizando tratamentos protéticos em até 24 horas após a cirurgia !
 
A partir deste conceito e do fruto de experimentos científicos publicados em 1.977 e 1.999, pesquisadores mostraram que este novo "protocolo" de carga imediata é de realização possível e tem bom prognóstico.
 
O sucesso dessa terapia está diretamente ligado às considerações clínicas do ato cirúrgico em si, ou seja, o cirurgião utiliza seu senso clínico para avaliar a qualidade óssea e a estabilidade inicial (quantidade de força no "aperto" dos parafusos implantados), pois dependemos disto para que se colham os máximos benefícios preconizados pela técnica.
 
Assim sendo, a carga imediata se firma como tratamento viável, desde que a quantidade e qualidade ósseas sejam suficientes, e preferencialmente se aplique o recurso na região anterior de mandíbula (região mentoniana ou "queixo"), onde normalmente se encontra osso mais denso. A carga imediata requer menor número de cirurgias, visto que o sistema tradicional aguardaria um "período de osseointegração" dos implantes, entre 3 a 6 meses. Com o tempo reduzido, maior o conforto ao paciente. Trata-se de uma alternativa de tratamento diante das opções disponíveis para os pacientes desdentados, ou mesmo  parcialmente desdentados, cuja situação precária dos elementos dentários remanescentes não justifiquem o enorme esforço em tentar manter os dentes naturais.

As fotografias abaixo ilustram fases de um tratamento com carga imediata sobre implantes.

 
Torquímetro para controlar força durante a instalação dos implantes e/ou de seus componentes Pós- operatório imediato de cinco implantes na região anterior de mandíbula e preparação para moldagem de transferência das guias de montagem das réplicas dos implantes.
 
Prótese PROTOCOLO (fase laboratorial) Vista lateral da prótese PROTOCOLO
   
Prova de articulação em cera antes da cirurgia (vista frontal) Prova de articulação em cera antes da cirurgia (vista lateral)
   
Prótese PROTOCOLO vista inferior da superfície de assentamento sobre implantes Prótese PROTOCOLO instalada na mandíbula articulando com dentadura superior
   

                 

                      Vista superior (oclusal) mostrando acesso dos parafusos
                          de fixação da prótese sobre os implantes